Manobras, drogas e Deus – Eddie Elguera

O homem chamado de “o gato” por sua forma muito suave de andar de skate conta à repórter Elaine Yau como foi atingir seu ápice na adolescência, passar por um duro caminho até abraçar a religião e porque ele ainda continua andando de skate aos 52 anos.

dsc9898

“O skate é grande parte da minha igreja. É bom para alcançar membros jovens” diz Eddie Elguera, um pastor cristão nos dias de hoje. Foto: aka MRZ.

48 HOURS: Quando você tinha 18 anos, você já tinha sido campeão mundial duas vezes. Você tem 52 anos agora. Você ainda anda de skate?

EDDIE ELGUERA: Sim, eu ainda ando de skate nos circuitos mundiais na divisão das lendas do skate, com skatistas como Tony Hawk. Lendas do skate são pessoas que são significantes para o mundo do skate. Quando Tony Hawk tinha 13 anos e era apenas um amador, ele disse que eu era o herói dele e que ele queria ser igual a mim, inventando manobras.

48 HOURS: Andar de skate demanda um bom condicionamento físico. Você está preparado para o desafio do condicionamento físico na sua idade?

Elguera: Na minha idade, com certeza meus joelhos doem às vezes e as minhas costas também, mas eu curto andar de skate e eu posso fazer isso por duas ou três horas em um dia, mesmo hoje. Eu ando de skate desde 1970 e isto é desgastante, mas depois de 45 anos andando de skate eu quebrei apenas um osso, e isso aconteceu este ano. Eu quebrei meu pulso em uma competição na Austrália.

48 HOURS: Você é especialista em skate vertical. Você inventou muitas manobras e tem uma manobra que leva seu nome. Qual é esta manobra?

ELGUERA: Quando eu comecei, nós andávamos de skate em piscinas vazias tratando-as como se fossem as pistas de skate que nós temos hoje em dia, que surgiram apenas no fim dos anos 70, no sul da Califórnia. Eu comecei a participar de competições muito cedo e me tornei campeão mundial em 1979 e em 1980. Eu inventei muitas manobras, uma delas é até chamada “the Elguerial”. Eu apenas usei a minha imaginação. Eu fiz uma manobra e então eu disse a mim mesmo que eu poderia adicionar algo a ela e que eu poderia fazê-la melhor ou maior ou diferente. Eu fiquei conhecido como o skatista mais inovador de todos os tempos.

48 HOURS: Você venceu o Campeonato mundial e depois abandonou o skate no início dos anos 80 e viciou-se em drogas e no álcool. Do topo como campeão mundial ao abismo das drogas e do álcool, por que houve uma queda tão rápida e profunda?

ELGUERA: No início dos anos 80 eu estava no topo. Não havia mais outro lugar para subir, então houve um tipo de vazio e eu pensei que se eu usasse drogas eu poderia preencher esse vazio, mas isso não funcionou. Chegou a um ponto em que eu me via na rua, sem saber por que eu estava lá. Eu perguntei a mim mesmo por que eu estava lá e eu disse a mim mesmo que eu não deveria estar lá e que eu era melhor do aquilo. Depois que eu me aposentei do skate, eu trabalhei em uma empresa de fast food e me deparei com uma mulher cristã e então a minha vida começou a mudar quando eu entreguei a minha vida ao Senhor. Em 1986, eu voltei a andar de skate. Eu precisava trabalhar meu retorno ao cenário das competições profissionais. Mas hoje em dia eu não preciso mais ser o melhor, eu só quero curtir o esporte e influenciar as vidas de outras pessoas.

scmp_22jul15_fe_skateboard_img_7582

“Eu estava no topo. Não havia outro lugar para subir, então houve um tipo de vazio que se eu usasse drogas eu poderia preencher esse vazio, mas isso não funcionou.”

 

Tradução: Fernanda Sobral/ @fernanda_sobral_silva
Fonte: www.scmp.com/magazines/48-hours

Anúncios

2 thoughts on “Manobras, drogas e Deus – Eddie Elguera

  1. Olá Henrique, obrigado pelo comentário. Seguimos firmes e com seriedade em servir essa comunidade e sabemos que o corpo se edifica através do que Cristo faz, e somos gratos por nos alegrar com os frutos que outros ministérios geram e por poder compartilhar os frutos que o Senhor faz em nosso meio.

    Que sejamos o amor de Deus onde estivermos.

    Att,
    Luiz “Bob”
    Christian Skaters Brasil

    Gostar

Obrigado por comentar em nossas postagens, em breve a nossa equipe avaliará seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s