O skateboard é um esporte, uma forma de arte, um estilo de vida, e uma cultura. As crianças tem feito isso durante décadas, e se tornou até mesmo um esporte radical. Todos nós podemos, no entanto, nos beneficiar com o skate, mesmo se não estivermos bombardeando um half pipe ou descendo algum corrimão de grind. O skate não só nos traz pra fora, ao ar livre, mas é também uma forma divertida e eficaz de nos levar do ponto A ao ponto B.

Aqui estão os melhores benefícios do skate para a saúde segundo Samir Becic e o Health Fitness Revolution:

“Com um estilo de vida saudável, podemos evitar entre 60-70% das doenças conhecidas.” – Samir Becic

 

  • Fornece flexibilidade: os tornozelos se tornam mais flexíveis, e o corpo acaba ficando mais ágil enquanto andamos de skate.
  • Oferece exercício para o corpo inteiro: você movimenta seus pés e pernas, acaba usando seus braços pra se equilibrar. Você estica, torce, remexe seu corpo. Todas essas coisas vão acontecendo simultaneamente, dando ao seu corpo uma variedade imensa de movimentos.
  • Resistência física: a maioria dos skatistas não anda apenas alguns minutos e para, muitos gostam tanto e acham tão agradável que ficam andando horas e horas por dia, conseguindo assim elevar em muitos seus níveis de resistência.
  • Ensina a precisão: pra “cravar” uma manobra, muitos movimentos precisam se alinhar perfeitamente, então quando você erra, tenta de novo, e de novo, e de novo. Mas a cada tentativa você faz ajustes. Coloca seus pés de um jeito diferente no shape, muda o tempo da manobra, ajusta sua velocidade, você tenta e manda de um jeito diferente. Enquanto não conseguir aprender o movimento e o tempo certos pra dar a manobra de forma precisa você continua tentando!
  • Melhora a coordenação: o skate envolve muita coordenação entre seus olhos, pernas, pés e braços. Quanto mais você anda de skate, melhor você fica nisso. Precisão e coordenação são usadas em vários aspectos de sua vida, quer você ande de skate ou não. Quando você melhora essas características, a sua capacidade de fazer todo o tipo de coisas diferentes, desde dirigir até a escalada e multitarefas acaba sendo melhorada em muito.
  • Queimando calorias: dependendo da intensidade do rolê de skate, uma pessoa vai queimar em média algo entre 100 a 500 calorias por hora.
  • Transferência de habilidades pra outros esportes: incluindo o surf, o snowboard ou wakeboard. Se as ondas estão rasas, a neve derretendo, ou a água está muito fria, uma pessoa pode se ajudar a manter suas habilidades e seus níveis de disposição simplesmente andando de skate.
  • Ensina consequências, paciência e experiência: o skate dá a oportunidade perfeita para um jovem assumir riscos calculados em um ambiente controlado, com consequências bem reais e imediatas se as manobras não forem executadas do jeito certo. Semelhante às artes marciais, as habilidades e fundamentos do skate vão sendo desenvolvidos e dominados ao longo do tempo com prática e paciência (ao contrário das gratificações instantâneas que são oferecidas pela televisão e vídeo games).
  • Você aprende a cair: prevenção de futuras lesões é uma das coisas mais benéficas que o skate tem para oferecer em termos de saúde. Quando você anda de skate, aprende como evitar a queda (se possível), e também aprende a cair da maneira correta. Skatistas naturalmente vão ficando bons em saber aonde colocar seus pés e suas mãos à medida que vão progredindo em seu rolê. Essa é uma ferramenta valiosa pra se ter na vida por que vai reduzir muito a chance de tombos estranhos. Você naturalmente vai se tornar mais hábil em se recuperar de escorregões, tropeços e etc. Evitando assim cair de cabeça, bater o rosto…
  • Alívio do estresse: qualquer atividade física é considerada boa para aliviar o estresse, o skate pode te ajudar a esvaziar a sua mente das coisas. Alternativamente, também pode te ajudar a pensar mais claramente sobre as coisas. Parece que o skate traz as coisas pra dentro de uma perspectiva, e permite que você sinta como se estivesse com um maior controle dos outros aspectos da sua vida.
  • Saúde no geral: como acontece com todas as formas de exercícios físicos, o skate pode reduzir ou até mesmo eliminar o risco de muitos problemas de saúde, como pressão alta, diabetes e obesidade. O skate também pode reduzir o risco de doença cardíaca coronária, reduzindo os seus níveis de triglicerídeos e aumentando o seu colesterol “bom”.

Fonte: healthfitnessrevolution.com

Tradução: Emerson Junior / @emerfigueroa

Anúncios

One thought on “Os Benefícios do Skate para a saúde

Obrigado por comentar em nossas postagens, em breve a nossa equipe avaliará seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s